quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Identidade Familiar!

Conforme o prometido aí estão as fotos e etapas da construção dos quadros para as famílias.

Uma das escolas onde trabalho é bem novinha, iniciou em abril desse ano.E junto com a escola tudo é novo inclusive os amários das salas. Os armários foram montados e com eles muitas sobras de madeira apareceram. Então o que fazer com elas? Jogar fora? Aproveitar para montar prateleiras? Nada disso,a idéia era aproveitá-las com as crianças. Como estamos trabalhando com as turmas a identidade pessoal e familiar, por que não registrar as famílias através de desenhos que posteriormente se tornariam quadros e presentes para as mesmas? Foi então o que fizemos!
Cada criança recebeu uma placa de madeira que tinha a superfície lisa e foram incentivadas a desenhar cada membro de sua família.
Para desenhar elas utilizaram pincel de retro projetor preto.




Após os registros as crianças preencheram os desenhos com tinta alto relevo, não se esquecendo de nenhum detalhe.



A exposição foi feita no dia da Festa da Família.



Alguns quadros prontos para apreciação.


quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Parabéns a todos os professores(as)!



A você que tem a paixão por educar como eu, parabéns pelo seu dia!

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

MAIS UMA LINDA FESTA DA FAMÍLIA!

A festa da família de uma das escolas que leciono foi simplismente linda. Fiquei surpresa com tanta criatividade em um mesmo lugar. Todos se empenharam muito em construir com as crianças uma diversidade enorme de trabalhos artisticos.Parabéns a cada mãozinha que tornou nossa festa tão especial.
Como estamos trabalhando identidade com nossas crianças, resolvemos introduzir também a identidade familiar e o folclore. O resultado foi muito interessante e proveitoso para os pequenos.




A turminha do berçário deu um show mesclando a identidade com as adivinhas (a foto dos bebês estavam escodidas por baixo de cada envelope) e as músicas infantis.


Uma das turmas de 4 anos ( A minha turminha linda), construiu o "Livro da Família",o Boi Bumbá, relembrando histórias contadas por nossos avós e quadros individuais com as famílias desenhadas pelas crianças (em breve postarei mais detalhes da atividade).


As esculturas de massinha ficaram lindas e muito criativas.



As crianças de 3 anos montaram um lindo mural de fotos e desenhos de suas famílias.E dentro da identidade resgataram tempos passados, trazendo roupinhas e lembranças de quando eram bebês.





Os baixinhos de dois anos coloriram a festa com papagaios e borboletas.


As turmas de 5 anos resgataram os trava linguas e representaram as famílias com a técnica de denho com giz no papel camurça.




O móbile de corações demostrou o amor pelas famílias e a exposição de brinquedos criados pelas crianças durante o andamento do projeto ficou muito bonita e interessante.


A exposição de todos esses trabalhos fez com que as famílias pudessem perceber a grandiosidade e beleza da educação infantil. Espero que possa contribuir com essa postagem, partilhando idéias, com todos que se aventuram nesse maravilhoso mundo infantil.

domingo, 27 de setembro de 2009

Percebendo o corpo (projeto identidade)

Uma atividade muito interessante e prazeroza para as crianças na descoberta do corpo é a arte de pintar com diferentes partes do corpo, principalmente as menos convencionais.
Pintar com os pés para a criançada foi uma grande delícia. Sentir as tintas nos pés fez com que descobrissem novas possibilidades de perceber-se fazendo arte.






Outras possibilidades: cotovelos, punhos, calcanhares, joelhos e o que mais a imaginação pedir e a rotina permitir!
Mãos a obra e adoraria conhecer as novas experiências!
Beijos!

domingo, 20 de setembro de 2009

Projetos com Arte em festa!

É isso mesmo o Projetos com Arte está em festa. Afinal de contas atingir 50000 visitações é mesmo pra se comemorar.
OBRIGADA a todos os amigos que sempre tem um tempinho pra me visitar. Vocês são o termômetro do meu blog.
Beijos! Abraços! E muito, muito obrigada pelo carinho de sempre.

Nina



terça-feira, 25 de agosto de 2009

DANDO CONTINUIDADE AO PROJETO IDENTIDADE!

Dessa vez a proposta era completar as partes do corpo que estavam faltando!




sábado, 8 de agosto de 2009

QUILLING A arte com papel enrolado!

Uma ótima sugestão para se trabalhar com os maiores e por que não com os pequenos!








MUITO LEGAL! É SÓ TER CORAGEM E BOA VONTADE E COM CERTEZA SAIRÃO COISAS LINDAS.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Mais atividades do Projeto Identidade!

As crianças estão se descobrindo a cada dia. Suas características, preferências...
E esta atividade em especial possibilitou esta descoberta de forma muito prazerosa.



As crianças descobriram o contorno do corpo desenhando o colega no pátio da escola com giz branco.
Para que esse momento pudesse ficar registrado, resolvemos desenhar também no papelão e completar com todos os detalhes.



Cada um tinha que trazer de casa uma roupa de uso pessoal, para vestir os "clones".
Esse momento foi muito engraçado. A cada peça de roupa vestida, com certo sacrifício pela rigidez do papelão, eram-se ouvidas gostosas gargalhadas.







COMO É GOSTOSO SE CONHECER MELHOR!

terça-feira, 30 de junho de 2009

Pensando a criatividade!

Achei essa linda história no blog da amiga Rosecler, www.arterosecler.blogspot.com.br
Passem lá pra conferir, tem muita coisa legal.
Ler esse texto nos faz repensar nossa postura com nossos alunos, diante do respeito à criação de cada um.
É importante estimular a criatividade das crianças e não moldá-las com regras prontas e impostas.



Era uma vez um menininho bastante pequeno que contrastava com a escola bastante grande. Uma manhã a professora disse:

- Hoje nós iremos fazer um desenho."Que bom!" - pensou o menininho. Ele gostava de desenhar leões, tigres, galinhas, vacas, trens e barcos...Pegou a sua caixa de lápis-de-cor e começou a desenhar. A professora então disse:

- Esperem, ainda não é hora de começar! Ela esperou até que todos estivessem prontos. Agora, disse a professora, nós iremos desenhar flores. E o menininho começou a desenhar bonitas flores com seus lápis rosa, laranja e azul. A professora disse:

- Esperem! Vou mostrar como fazer. E a flor era vermelha com caule verde. Assim, disse a professora, agora vocês podem começar. O menininho olhou para a flor da professora, então olhou para a sua flor. Gostou mais da sua flor, mas não podia dizer isso...virou o papel e desenhou uma flor igual a da professora. Era vermelha com caule verde. Num outro dia, quando o menininho estava em aula ao ar livre, a professora disse:

- Hoje nós iremos fazer alguma coisa com o barro."Que bom!"pensou o menininho. Ele gostava de trabalhar com barro. Podia fazer com ele todos os tipos de coisas: elefantes, camundongos, carros e caminhões. Começou a juntar e amassar a sua bola de barro. Então, a professora disse:

- Esperem! Não é hora de começar! Ela esperou até que todos estivessem prontos. Agora, disse a professora, nós iremos fazer um prato."Que bom!" pensou o menininho. Ele gostava de fazer pratos de todas as formas e tamanhos. A professora disse:

- Esperem! Vou mostrar como se faz. Assim, agora vocês podem começar. E o prato era um prato fundo. O menininho olhou para o prato da professora, olhou para o próprio prato e gostou mais do seu, mas ele não podia dizer isso. Amassou seu barro numa grande bola novamente e fez um prato fundo, igual ao da professora.E muito cedo o menininho aprendeu a esperar e a olhar e a fazer as coisas exatamente como a professora. E muito cedo ele não fazia mais coisas por si próprio. Então aconteceu que o menininho teve que mudar de escola. Essa escola era ainda maior que a primeira. Um dia a professora disse:

- Hoje nós vamos fazer um desenho."Que bom!" pensou o menininho e esperou que a professora dissesse o que fazer. Ela não disse. Apenas andava pela sala. Quando veio até o menininho e disse:

- Você não quer desenhar?

- Sim, e o que é que nós vamos fazer?

- Eu não sei, até que você o faça.

- Como eu posso fazê-lo?

- Da maneira que você gostar.

- E de que cor?

- Se todo mundo fizer o mesmo desenho e usar as mesmas cores, como eu posso saber o desenho de cada um?

- Eu não sei...E então o menininho começou a desenhar uma flor vermelha com o caule verde...

Helen Buckley