domingo, 9 de maio de 2010

Sobre o reconhecimento do nome!


O nome é algo muito especial, seu significado para a criança vai muito além do reconhecimento e escrita, faz parte de sua identidade.Antes que ela compreenda porque são estas, e não outras, as letras de seu nome ou saiba porque a ordem dessas letras é essa e não outra, seu nome escrito pode dar-lhe informação pertinente e valiosa. Indica que não é qualquer nome; indica que a ordem das letras não é aleatória; ajuda a compreender que o começo do nome escrito tem algo a ver com o começo do nome quando é dito.Quando a criança começa sua aprendizagem da língua escrita um dos modelos mais importantes que lhes permite refletir sobre algumas características da escrita é seu próprio nome.
Assim, a importância de oferecer às crianças inúmeras possibilidades de reconhecimento do seu nome.

Com as letras móveis...




Com as tampinhas...



Com tinta e pincel...




E até com a massinha!



Essas são apenas umas poucas possibilidades para o trabalho com o nome próprio, deixando um pouco de lado o lápis e a borracha!

7 comentários:

Cristina Silva - Adoleta disse...

Amiga, passa no meu blog tem selinho de presente para você!!!

Luz disse...

Muito interessante esta actividade.
Um abraço
Luz - pequenos Passos

Pedro Valadares disse...

Bom dia!

Meu nome é Pedro Valadares sou moderador do blog Mercado ao seu Alcance, da Unidade de Acesso a Mercados do Sebrae(http://mercadoaoseualcance.wordpress.com).

nosso blog trata de tendências e estratégias de acesso a mercados focado nas pequenas e micro empresas. Considero que atualemnte o empreendedorismo é um caminho bom para jovens criativos. Por isso, eu te convido a visitar o blog, conhecer o conteúdo e quem sabe, posteriormente, fazer uso disso em sala de aula.

Acho que é um bom caminho fomentar o espírito empreendedor que todos temos.

Aguardo sua visita, ela será muito bem vinda!

Cristina Silva - Adoleta disse...

Adoro seu blog, é um encanto, parabéns!!! Passa no meu blog tem selinhos de presente para você, fique a vontade para levar o selinho que quizer!!! Deus te abençoe hoje e sempre, beijos no coração!!!

Cristina Silva - Adoleta disse...

Sim, já estou te seguindo!!!

Pinguinho de Gente disse...

Oi Amiga!Estou passando para dizer que seu Blog é um encanto!E te dizer que no meu blog tem selinhos esperando por vc, leve os que mais gostar,inclusive o de amizade!Bjussss

Sonia disse...

menina tb faço esse tipo de atividades, mas cada ano parece que fica mais difícil deles assimilarem as letras, rsrs , a sequência e
olha que faço isso só tem 28 anos, rsrs, mas qd eles conseguem é maravilhoso para eles e para nós. Bjs Sonia