terça-feira, 9 de junho de 2009

IDENTIDADE



QUEM SOU EU?

Esta pergunta é muito importante para todos os seres humanos em qualquer idade.É fundamental se conhecer,se descobrir... tornando assim a convivência com os outros muito mais saudável e harmoniosa. Se para um adulto é fundamental esta descoberta, para uma criança então, saber quem é se torna impressindível.
Assim, o trabalho de descoberta de si mesmo está sendo desenvolvido com minha nova turma de 4 anos. Muitos deles estão frequentando a escola pela 1º vez e as atividades desenvolvidas com a turma estão ajudando a se conhecerem melhor.
Inicialmente em roda conversamos um pouco sobre cada um. As crianças deveriam relatar quem eram, como uma apresentação de si mesmo aos outros.
E começavam assim:



EU SOU... ou

MEU NOME É...






Foi feito então um mural para exposição na sala.



Partindo desta atividade, começamos então a perceber o corpo. Estão sendo trabalhadas músicas de movimento que tenham como foco principal citar as partes do corpo. As crianças adoram músicas assim, em que elas devem fazer gestos indicados pela música. Brincadeiras que contribuem para a percepção do corpo também estão sendo trabalhadas. Atividades que ajudam a notar o limite de cada um.

Esta atividade foi para uma percepão mais direcionada. Os pequenos riram muito dos resultados obtidos por eles.


Recortes das partes do rosto foram oferecidas para escolha de cada um.






As crianças começaram a montar o rosto segundo suas hipóteses.



Esta atividade foi importante para observar em que nível de percepção cada criança está. E a partir daí criar novas estratégias para caminhar com a turma.



>

Um mural então, foi construído com os trabalhos feitos.



Este é apenas o início dos trabalhos. Outros já estão sendo realizados e assim que tiverem concluídos postarei.



Nina

7 comentários:

Cristina disse...

Que trabalho interessante!! Eu vi, mas rapidamente(pq vc sabe como é frenética a vida na escola), essas caras malucas! Muito legal, Nina, tenho sugestão que acho que tem a ver com a proposta:pedir à criançada, aproveitando o espelhão da sala, que façam, olhando para os próprios rostos, auto-retratos!Tem tudo a ver com identidade. Depois vc pode pedir que eles façam comparações com as caras malucas: ex: qual retrato(desenho) se parece com alguma cara. Uma brincadeira assim. Esse seu projeto dá muito pano p manga! Parabéns e bjs! Muito bom ter colegas como vc!

Anônimo disse...

Oi, Nina!

Identidade é um trabalho clássico na ed infantil e todos sempre saem diferentes, né? Vc mostra q não precisa ser repetitivo.

Na sala que trabalho (2 anos) desenvolvemos como "Os reis e rainhas", sendo dois dias exclusivos daquelas crianças. A grande maioria se sentiu muito especial e pode "planejar" atividades para a turma. Já estamos no finalzinho do projeto.

Acho q todo trabalho de identidade tem q pensar em uma pergunta de fundo. Coloco aqui para problematizá-la: eu sou um corpo ou eu tenho um corpo? Esta resposta faz mais diferença do que podemos imaginar.

Parabéns e um abraço,
Thaís

Sandra Barreto disse...

Adorei seu blog, gostaria que vc visitasse o meu que comecei no mês de abril,ainda não sei fazer várias coisas tão lindas quanto o seu, mas com certeza terei a sua ajuda na execução p/ um desenvolvimento do meu blog.Obrigada e fique com Deus.

Edilene disse...

OI Janaina, desejo a você é um ótimo final de semana e descanse bastante, o seu blog está cada vez mais lindo. Parabéns.

Vânia disse...

parabens pelos projetos
adoro trabalhar com projetos
no meu blog comecei a postar alguns
entra la
beijocas
http://bloguinhovania.blogspot.com/

Vânia disse...

amei seu recadinho muito obrigada pela força
beijocas millll

Viviane Patrice disse...

tem presente/selinho para vc no meu blog!
bjs