sábado, 8 de novembro de 2008

Olá pessoal!

Que sufoco passei estes últimos dias! A escola onde trabalho promoveu hoje o 1º Seminário sobre alfabetização e letramento, em comemoração ao seu 1º aniversário. Ficou tudo lindo e para que desse tudo certo tivemos muito trabalho, mas no final veio a recompensa. Recebemos altos elogios. Postarei em breve algumas fotos para que vocês possam ver a grandiosidade do trabalho de cada um dos envolvidos.

Avaliação: PORTFÓLIO

Bem, enquanto isso gostaria de falar um pouco sobre a importância do uso do portfólio como instrumento de avaliação. Com ele é possível acompanhar o desenvolvimento da criança durante o ano, seus progressos e limitações. Vejo o portfólio principalmente, como uma forma muito rica de mostrar à criança e aos seus pais o crescimento durante o ano. É possível, com ele, haver uma melhor compreensão do processo de desenvolvimento. O potfólio possibilita, através de um material concreto, um entendimento muito mais significativo do que as famosas fichas avaliativas. Seria falso de minha parte dizer que a construção de um potfólio é simples e fácil de executar com as crianças, principalmente as menores, mas também digo que não é impossível. Havendo uma organização e tendo os principais atores do processo como construtores do mesmo, tudo fica mais leve e tranquilo durante os trabalhos.
Aqui vai alguns exemplos de construções da minha atual turma. Abraços e mãos à obra para o próximo ano!

Exemplo de algumas atividades registradas no portfólio








Registro da evolução do desenho da Victória - 3 anos





Agora a evolução do desenho do Pablo - 3 anos






Muito legal não é? Ver a evolução dos registros das crianças é fundamental para acompanhar e se preciso fazer as intervenções durante o trabalho.


Recados e Imagens - Blogs - Orkut



4 comentários:

Dreamlu disse...

A Evolução dos desenhos deles é maravilhosa!O Portfólio é um óptimo instrumento de trabalho.Parabéns!

solange disse...

olá amei seu cantinho, parabéns!
bjinhos

Zuka disse...

Gosto demais de ver os trabalhinhos das crianças!
bj

Fabricia Helena disse...

oI Nina,
ADOREI O SEU BLOG! QUE TRABALHO LINDO AMIGA! QUE DEUS CONTINUE TE ILUMINANDO SEMPRE! UM BJ ENORME!
Fabricia - Trocando Experiencias