segunda-feira, 6 de abril de 2009

Há um consenso entre os educadores matemáticos que a geometria deve ser trabalhada desde a educação infantil, pois a criança vive rodeada de formas e dimensões. Enquanto observa, compara e manipula objetos, está fazendo geometria.
A criança aprende no contato com os elementos do seu ambiente. Enquanto manipula caixas, latas, blocos, vai descobrindo formas, percebendo dimensões, observando semelhanças e diferenças. Atividades estas que levam a classificação e conceitos fundamentais de geometria.
Para tanto é importante que as crianças tenham contato com diferentes formas. Organizar com elas uma caixa de sucata contendo caixas, cones, cilindros de diferentes tamanhos, facilita essa percepção no trabalho com a turma. Porém, deve ser levado em conta que a criança precisa de liberdade e tempo para explorar, descobrir e construir conceitos geométricos.

Após muita brincadeira com a sucata, a turma começa a perceber, com a ajuda do professor, que do cubo chega-se ao quadrado, do paralelepípedo chega-se ao retângulo, do prisma chega-se ao triângulo, do cilindro chega-se ao cículo.

Atividade feita com a turma de 4 anos. Com fichas contendo formas geométricas em diferentes sequências a garotada deveria inicialmente repetir a sequência observando assim a forma, a cor e o tamanho das figuras. Em outro momento elas deveriam dar sequência à ficha, precisando assim observar e concluir a lógica de cada uma.







Sugestões de atividades corporais e figuras planas:

3 ANOS

São feitas no chão diversas figuras geométricas grandes. Como na brincadeira da Dança das Cadeiras, quando a música parar todos devem correr para uma figura. Nesse momento são feitas algumas perguntas do tipo: Qual o nome da figura? Ou mais elaboradas na medida que a criança estiver dominando essa etapa: Quantos lados tem essa figura? Quantos cantos (vértices)? O que tem mais vértices ou lados?
Quem errar sia da brincadeira. Mas, como prara as crianças pequenas sair da brincadeira pode gerar frustação, pode-se trocar a saída da criança pela retirada da figura.

Andar sobre figuras. Nesta atividade o corpo é usado como instrumento para a percepção das propriedades relativas a lados e ângulos.

4 ANOS

A turma é divida em grupos que devem andar pela escola identificando locais onde apareçam as formas geométricas. Ao localizá-las devem parar e desenhar o objeto encontrado.
Ao final pode ser feito um mural com a lista de objetos encontrados.

São desenhadas no chão várias figuras geométricas grandes. As crinças serão posicionadas em um ponto de partida, ao comando todos devem correr para a figura indicada. Quem errar sai da brincadeira.

As crianças em grupos recebem o comando: Formem um triângulo! Formem um retângulo! Elas devem, com o corpo e usando estratégias criadas por eles, formar a figura pedida.

5 ANOS

Alguns elásticos de mais ou menos três centímetros e com as pontas amarradas, são distribuídos para os grupos. Ao comando devem formar a figura pedida usando o elástico. Como nas atividades anteriores, os comandos devem iniciar de forma mais simples como: Formem um triângulo! Formem um quadrado! e depois de forma mais avançada: Formem um figura com três pontas! Formem uma figura com quatro lados!

5 comentários:

Anônimo disse...

Amigo[a]

"Deus sempre está com você.
Você é insubstituivel!
Entregue tudo ao Senhor,
pois com Ele a vitória é
garantida.
E saiba que Deus está muito
mais interessado
em te abençoar do que você
em ser abençoado!!"
Agradeço a Deus
pelas pessoas que ocupam
um lugar especial em meu
coração...

Beijos no coração.

Edimar Suely
jesusminharocha.blig.ig.com.br

Benditazita disse...

Oi Nina,
Muito bom este texto, interessante pensar o trabalho com geometria na educação infantil partindo da exploração das formas e dimensões. A idéia da criança manipular a geometria é ótima. Aprende se mais e constrói esse conhecimento.
Beijos.

Anônimo disse...

Há pessoas impulsivas que precisam de
de alguém que as ajude a não magoar os outros.
Há pessoas tristes que precisam de alguém que as conforte.
Deus abençõe seu final de semana.
Beijos ,carinhos ,Evanir.
http://wwwfonteamor.blogspot.com

Niese Tocafundo disse...

Ei amiga,que bom receber sua visita.É menina,a Mel sumiu.Sei que está fazendo curso no fórum da Leny e lá é bem puxado,né?Acho que está td bem.Às vezes passo lá e vejo q ela está mt feliz.Graças a Deus acho q a pior fase prá ela já passou.E vc ,como anda?Já participou da campanha do meu blog?Está convidada.Click no selo lá no "menu",entre na sala e veja as regras e alguns testemunhos.Participe.Te ofereço minha mascotinha,ela te fará cia na minha ausência,tá?rsrs bjns

Gislane disse...

Oi, Nina!
Amei seu blog! Eu fiquei contente de recebê-la no meu. rs
Adoro trabalhar com os pequenos! Os meus alunos têm quatro anos. Eu quero estar sempre em contato com vc, ok? Assim enriqueceremos as nossas atividades pedagógicas e aprofundaremos as discussões em relação a educação no âmbito geral, né?

Abraços carinhosos,

Gi