quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

PROJETO LITERATURA - "QUEM CONTA UM CONTO!" - 2008!

Durante o ano de 2008 desenvolvi com minha turma de 3 a 4 anos o Projeto de Literatura "QUEM CONTA UM CONTO".
Esse trabalho nos proporcionou, criança, família e educadora, muita alegria. Cada trabalho construído era motivo de grande orgulho para todos.
Ver o sorriso no rostinho de cada criança, comprova que todo o trabalho valeu a pena!!!

RETROSPECTIVA DE ALGUNS TABALHOS JÁ POSTADOS.



O projeto nasceu de uma atividade de casa. Cada criança teria a tarefa de levar um livro de literatura para casa e após fazer a leitura com a ajuda da famíla, deveria registrar o reconto, escrito e com desenhos, em uma folha. Nasceu assim o livro de recontos.
Percebendo a participação das famílias e o quanto essa atividade foi significativa para todos, resolvi aprofundar esse trabalho. O contato família - criança - escola, foi o objetivo maior do projeto , que utilizou a literatura como instrumento de trabalho.





Alguns textos ajudavam as crianças a exercitar a imaginação. Elas conheceram a história QUE BICHO SERÁ QUE FEZ O BURACO de Angelo Machado, sem o final, e tinham a tarefa de junto com suas famílias descobrir que bicho teria feito o buraco!









TRABALHOS INÉDITOS!

HISTÓRIA DE TODOS!


Sacola onde o livro foi transportado pelas crianças para suas casas.


A construção desse livro durou quase 3 meses. A idéia era a construção de uma única história onde cada família deveria dar seguimento a ela incluindo novos fatos. A história foi intitulada "UM CONTO E MUITOS PONTOS!"







Iniciei a história de forma bem criativa. Cada detalhe foi ilustrado com figuras de revista e papeis coloridos. Ao terminar relatei como me senti participando de tal atividade.






Cada família contribuiu com um novo fato, um novo ponto como diz o título. A participação foi muito significativa. De início assustava um pouco mas ao entregar suas obras todos se sentiam muito orgulhosos.




MAIS CONSTRUÇÕES...

A BONEQUINHA PRETA



Esse trabalho se tornou para mim o meu shodó! Eu, as crianças e suas famílias ficamos apaixonados pelo resultado que conseguimos.
A tarefa era inicialmente conhecer essa encantadora história, passada de geração para geração, durante tanto tempo. O livro era transportado nessa sacolinha de TNT que foi construída por mim. Decidi colocar uma bonequinha pendurada na sacolinha, as crianças amavam leva-la para casa.




Cada família deveria construir com sua criança uma bonequinha preta, utilizando-se de materiais diversos. Apareceram bonecas lindas! Cada uma com seu encanto. Havia boneca que tinha como base garrafa pet, boneca de papelão, EVA e muitas bonequinhas fofas de pano. Elas ficaram expostas na sala durante todo o trabalho.











Ao receber a tarefa de fazer uma bonequinha preta as famílias recebiam também uma folha onde deveriam relatar a construção, e como foi a experiência.Foi feito então com os relatos um livro de registro dos trabalhos.













APÓS TANTAS HISTÓRIAS CONTADAS, PORQUE NÃO CONTARMOS A NOSSA HISTÓRIA!?

A NOSSA HISTÓRIA é um livro onde contamos juntos, crianças e educadora, um pouquinho de muitas histórias que vivemos no ano de 2008.
Nele existem muitas fotos de momentos lindos, mas que infelizmente não convém mostrá-las aqui, respeitando assim cada criança. Mas o pouquinho que vocês poderão ver mostrará o quanto foram importantes esses momentos.












AVALIAÇÃO

Todo o trabalho foi sem dúvida muito significativo para todas as partes envolvidas. O objetivo maior foi alcançado, mesmo que parcialmente, pois sabemos que essa união família - criança - escola, está em constante construção. Todos os livros e atividades em sala produzidos durante o projeto foram expostos em um lindo encontro literário na escola. Nesse encontro as famílias compareceram com suas crianças, e para minha grata surpresa 90% delas estavam presentes. Foram lidas algumas histórias, houve momentos em que as famílias descobriam livros novos, que foram deixados a mostra, e momentos em que as crianças apresentavam os livros já conhecidos por elas, houve também um momento em que os trabalhos feitos por eles foram apresentados na íntegra, e um lindo momento onde um vídeo com a turma em atividade foi visto por todos. Muitos pais se emocionaram com o resultado de um trabalho onde a participação deles foi fundamental.
Bem se for ficar relatando cada momento, cada sentimento vivido, não irei mais parar de escrever.
Enfim, TUDO VALEU A PENA!!!! SE PUDESSE FARIA TUDO DE NOVO!!!

BEIJINHOS!!!! NINA

15 comentários:

Anônimo disse...

Ola Nina adorei seu blog e os projetos, pude sentir que você é professra de corpo e alma .É muito bom você conhece o projeto pequeno escritor ? é assim a editora fornece o livro já ilustrado. Na sala de aula cada aluno escreve a sua história o professor faz a conferência manda pra editora e depois é marcada uma noite de autografos os pais podem encomendar os livros , meu filho participou do prijeto em 2007 foi muito bom.
te ofereço meu award com carinho

ROSANA disse...

boa tarde Nina, eu não sei fazer nadinha de nada o meu foi presente da amiga Selena se você quiser te mando o blog ai vc deixa um recadinho.

ROSANA disse...

amiga faz uma visitinha no site do DADO acho que ele vai poder te ajudar
http://dado.pag.zip.net/

tem muita coisa bonita lá

Priscila disse...

OI NINA!
ADOREI ESTE PROJETO QUE VC REALIZOU; PARABÉNS PELO EMPENHO, CRIATIVIDADE E COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO!
BJS E UMA ÓTIMA SEMANA!

Anônimo disse...

Oi amiga professora, luz e paz pra ti!!!
Vim buscar uma resposta do passatempo da Mel aqui na sua página e como falei, voltarei outras vezes, com tempo, para ler seus projetos maravilhoosos. Parabens pelo cantinho que incentiva aos demais colegas de profissao a trabalhar com afinco e amor, assim com certeza as sementes jogadas jamais cairão todas em terras áridas, algumas cairão em terra fertil e darao lindos frutos, com certeza.
Linda noite e maravilhosa semana a vc!

Anônimo disse...

Olá Nina!!!
Seu blog está lindo!!!
Amei,amei seu projeto de leitura!!!
Gostaria que vc me falasse mais dele pois trabalho com alfabetização e projetos como esse favorecem mt a aquisiçaõ da leitura e da escrita.
Se puder,ficarei muito grata!!!!
Antecipadamente agradeço.
Que Deus abençoe sua vida e seu trabalho!
Bjins...
Prof:Juliana Vaz
jav.phn@hotmail.com

Anônimo disse...

Adorava ter a sua participação no meu "Histórias de Encantar". O objectivo é escolher a melhor das 3 historinhas postadas. Beijo e bom fim de semana!

diaslocacoesfesta disse...

adorei essa ideia tenho loucura para trabalhar com projetos , porem a escola onde leciono naum sabe como funciona e por isso. quando acabo montando um acabofazendo sozinha adorei os seus.. se puder me explicar como vc fez passo a passo. ficarei grata ameu e-mail eh
gleicekellylima_4@




hotmail.com


se puder me enviar algumas dicas de como fazer um trabalho magnifico como esse ficarei grata.

Dreamlu disse...

Que maravilha Nina! Um trabalho excelente! Parabéns a todos os intervenientes! E a você que é uma profissional 5*!Bjs

Anônimo disse...

Oi, Nina!
Em 2008 desenvolvemos um projeto muito parecido, inclusive no nome, com a turma de 2 anos. Foi muito legal!
Chamava "Quem conta um conto aumenta um ponto" e as crianças levavam livros para casa todas as sextas-feiras. Na sala de aula fazíamos atividades sobres as histórias. O projeto acabou virando no primeiro semestre um outro "O lobo bom e o lobo mau", pois as crianças tinham adoração e medo por este personagem. Conhecemos inclusive a vida dos lobos reais, como o lobo-guará.
Parabéns pelo seu projeto.
Um abraço,
Thaís

Unknown disse...

O SEU TRABALHO E MARAVILHOSO ESTOU ENCATADA COM TANTAS CRIATIVIDADES PARABÉS

Unknown disse...

Amei de montão seu blog, maravilhoso, parabens que jesus abra janelas do céu sem medidas para que vc continue sempre abençoada por ele. abraços e bjus maravilhas seu projeto

Ana Princesa disse...

Adorei este projecto! Maravilhoso!

Também realizei um livro em conjunto com as famílias com o título: "Como tudo começou" em que o objectivo era iniciar um livro com a ajuda dos PAis desde que souberam que vinha um bebé a caminho...
Foi muito emocionante esta parceria!
Vou guardar o link e voltar!
**

Anônimo disse...

Olá, Boa tarde.
Quero parabenizar pelo maravilhoso trabalho desenvolvido ....vc é uma referencias para todos os professores que não mais acreditam em uma educação de qualidade. Assim como você, acredito que a educação tem que ter realmente uma parceria da escola, professor, aluno e família. Peço perdão pela ousadia, mas irei me basear nas suas ideias para desenvolver um trabalho com os meus alunos.

Nirvana nas artérias disse...

Lindo trabalho!
Um grande incentivo não só aos pequenininhos como aos familiares envolvidos.
Parabé::ns!