domingo, 3 de agosto de 2008

Natureza e Sociedade

Dia dos Pais - O que esta data realmente representa?

Bem, no 2º domingo de agosto se comemora o dia dos pais, mas será que devemos encarar essa data apenas como a oportunidade de presentear os tão queridos papais? Acredito que é uma grande oportunidade de reconhecermos as pessoas que amamos, e o papai é uma delas. Sabemos que atualmente a família passou por transformações ao longo dos anos e muitas crianças até mesmo não têm essa figura tão importante em casa. Por esse motivo é importante fazer com que as crianças tenham conhecimento do que sentem de verdade pelas pessoas que convivem com ela. Assim ao oferecermos apenas atividades para colorir, pintar ou fazer diferentes artes para o papai, nosso trabalho fica restrito e não damos a possibilidade da criança perceber quem ele é de verdade e qual a importância que tem em sua vida.
Agora sim, após ter trabalhado essa questão afetiva com as crianças, devemos nos esbaldar em confeccionar lindos e criativos trabalhinhos que sabemos muito bem fazer. Mãos a obra!!!!

Aqui vão algumas sugestões para se trabalhar a questão afetiva com as crianças:

* A roda é uma grande possibilidade para boas conversas, utilize-a sempre que possível em suas aulas. Converse com as crianças sobre como é gostoso ficar pertinho das pessoas que amamos. Dê oportunidade para que elas falem sobre seus amores e porque têm esse sentimento por eles. Essa atividade fará com que comecem a pensar sobre seus sentimentos.
* Conte a elas sobre as datas que existem para podermos homenagear essas pessoas, aniversário, datas comemorativas em geral. Conte também sobre a expectativa do Dia dos Pais e deixe cada uma contar sobre o seu pai, levando em consideração que pode-se homenagear uma outra figura querida.
*A criança poderá fazer uma entrevista com perguntas desse tipo:

Conhecendo um pouco mais a pessoa que tanto amo

- Nome do entrevistado
- O que mais gosta de fazer? Porquê?
- O que menos gosta de fazer? Porquê?
- Qual a sua comida preferida?
- O que menos gosta de comer?
- Qual sua cor preferida?
- O que mais deseja realizar na vida?

E tantas outras que poderão ser construídas com as crianças.

* A criança poderá construir um albinho a partir dessa entrevista contando como é a pessoa entrevistada. Título: Quem é a pessoa que tanto amo!

* As inúmeras atividades que normalmente confeccionamos com as crianças nesta data, poderão ser feitas com o intuito de deixar feliz quem amamos.


Recados e Imagens - Especial - Orkut




Esse é o sentimento que mais importa nesta data.
Abraços e sucesso!!!

Um comentário:

Rosemeide Ferreira disse...

Estou fazendo uma visita e convidando vc a visitar meu blog.
Tem um mimo pra vc lá
bjs