domingo, 9 de maio de 2010

Sobre o reconhecimento do nome!


O nome é algo muito especial, seu significado para a criança vai muito além do reconhecimento e escrita, faz parte de sua identidade.Antes que ela compreenda porque são estas, e não outras, as letras de seu nome ou saiba porque a ordem dessas letras é essa e não outra, seu nome escrito pode dar-lhe informação pertinente e valiosa. Indica que não é qualquer nome; indica que a ordem das letras não é aleatória; ajuda a compreender que o começo do nome escrito tem algo a ver com o começo do nome quando é dito.Quando a criança começa sua aprendizagem da língua escrita um dos modelos mais importantes que lhes permite refletir sobre algumas características da escrita é seu próprio nome.
Assim, a importância de oferecer às crianças inúmeras possibilidades de reconhecimento do seu nome.

Com as letras móveis...




Com as tampinhas...



Com tinta e pincel...




E até com a massinha!



Essas são apenas umas poucas possibilidades para o trabalho com o nome próprio, deixando um pouco de lado o lápis e a borracha!

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Artista na função de educar!

Professor é mesmo um artista na função de educar!

Ao visitar a turma de uma amiga me transformei em uma contadora de histórias, mesmo sem formação para tal.
Como para mim a função de educar vai além dos conhecimentos técnicos, interpretei uma personagem que trouxe para as crianças a encantadora história da Margarida Friorenta de Fernanda Lopes de Almeida.







A confecção da margarida friorenta foi um sucesso.
Todos levariam a margarida para casa!

sexta-feira, 2 de abril de 2010

quinta-feira, 25 de março de 2010

Como se desenvolve a inteligência? Como se constrói conhecimento? Segundo Jean Piaget

Um pouco de conhecimento pra a compreensão do Trabalho.
Bom estudo!

segunda-feira, 22 de março de 2010

Descobrindo formas através da sucata!



A brincadeira com a sucata tornou-se fundamental para a aquisição do conhecimento em turmas de Educação Infantil. O contato com diferentes embalagens, que inicialmente eram jogadas na lixeira, proporciona uma ampla descoberta para as crianças e também adultos. Em um desses momentos de descoberta, a turma de 4 anos apropria-se das formas que cada embalagem tem. Primeiro através da manipulão e depois através dos riscos que cada embalagem consegue formar.






quarta-feira, 3 de março de 2010

Educar é possível!

Após assistir a essa linda e emocionante reportagem, por indicação de uma amiga, pude confirmar o que mais acredito: FAZER EDUCAÇÃO É POSSÍVEL!



Lanço então a seguinte pergunta:

NOS TEMPOS ATUAIS, FAZER EDUCAÇÃO É POSSÍVEL?
PODEMOS ACREDITAR EM TRANSFORMAÇÃO ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO?

NÃO SE CALE! DEIXE SUA OPINIÃO!

BEIJOS! NINA

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Construindo uma bandinha com material reciclável!

Latinhas, canudos, potes variados, tintas de várias cores, pinceis, sementes... com esse material a construção da bandinha foi muito divertida.







Oportunidades de construção do pensamento lógico, criação, habilidades motoras e percepção da sonoridade de cada criação.

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Hora de recomeçar!

Gostaria de agradecer a todos que me visitaram pelo carinho e presença constante. Infelizmente o tempo está muito curtinho pra me dedicar mais ao blog. Estou cheia de novidades pra contar e mostrar mas sem tempo pra postar. Ufa! Está difícil mas não desisto!
Enfim, é hora de recomeçar!As férias acabaram e as crianças já bateram as portas das escolas e naturalmente cheias de sede para aprender. Desejo a todos os companheiros de profissão um ótimo recomeço e aos interessados em educação grandes novidades neste novo ano.

Para começar gostaria de mostrar uma atividade desenvolvida com uma turma de 4 anos sobre o afabeto.
As letras do alfabeto foram escritas no caderno das crianças e elas deveriam procurar em revistas cada uma delas e montar o alfabeto.
A sala virou uma tremenda bagunça, mas a aprendizagem estava acontecendo e isso é que importa.




Trabalhar o alfabeto de forma lúdica faz com que as crianças aprendam cada vez mais e melhor. Abraços e até a próxima postagem!

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Enfim de volta!!!


Feliz Ano Novo





E desejo a todos, velhos e novos amigos, um novo ano cheio de grandes realizações.
Beijos!

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Releitura da obra de Candido Portinari


Meninos Soltando Pipas provavelmente é de 1943. Com 16 centímetros de altura por 11 centímetros e meio de largura, foi pintado com tinta a guache sobre papel.
Esta encantadora obra de Portinari foi lida por crianças de uma turma de 5 anos da professora Cristiane Estévan. Que com muita criatividade propos às crianças uma releitura da obra.
As obras não podiam ficar restritas ao ambiente escolar. Parabéns Cris pela dedicação e bom gosto sempre.



A releitura de Meninos soltando pipas é de 2009. Feita em folha A3, foi pintada com tinta a guache sobre papel e colagem de figuras de resvista,papel color set e barbante.



Parabéns crianças pelo lindo trabalho!

Beijos!