quarta-feira, 29 de abril de 2009

DIVERSÃO COM MASSINHA DE MODELAR!


glitter graphics



Brincar com a massinha de modelar sem dúvida é umas das atividades preferidas nas escolas. Mas preparar a própria massinha de modelar usando materiais de fácil acesso, torna a brincadeira muito mais divertida e animada!

MASSINHA DE MODELAR

2 XÍCARAS DE FARINHA DE TRIGO
1 XÍCARA DE SAL
1 XÍCARA DE ÁGUA, PARA DAR CONSISTÊNCIA DE PÃO À MASSA
2 COLHERES DE SOPA DE ÓLEO COMESTÍVEL
2 VIDROS DE CORANTE COMESTÍVEL DE VÁRIAS CORES

Coloque a farinha e o sal em uma tigela.Adicione o corante à água que será usada para dar consistência à massa e, aos poucos,junte esse líquido à farinha e ao sal. Misture bem, até obter um ponto de massa de pão.
Por fim, adicione aos poucos o óleo e misture mais um pouco. Nesse momento as crianças podem ajudar a dar o ponto certo.


A massa deve estar em formato de uma grande bola. Depois, é só distribuir para as crianças se divertirem.

CRIAÇÕES DAS CRIANÇAS COM A MASSINHA DE MODELAR!






ARRISCANDO A ESCRITA DO NOME!



domingo, 26 de abril de 2009

30.000 visitas!

Que gostoso é ver que o trabalho tem possibilitado uma colheita de bons frutos! Obrigada a todos os amigos que me visitam sempre e sejam bem vindos os novos amigos.

BEIJOS!!! Nina

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Há um consenso entre os educadores matemáticos que a geometria deve ser trabalhada desde a educação infantil, pois a criança vive rodeada de formas e dimensões. Enquanto observa, compara e manipula objetos, está fazendo geometria.
A criança aprende no contato com os elementos do seu ambiente. Enquanto manipula caixas, latas, blocos, vai descobrindo formas, percebendo dimensões, observando semelhanças e diferenças. Atividades estas que levam a classificação e conceitos fundamentais de geometria.
Para tanto é importante que as crianças tenham contato com diferentes formas. Organizar com elas uma caixa de sucata contendo caixas, cones, cilindros de diferentes tamanhos, facilita essa percepção no trabalho com a turma. Porém, deve ser levado em conta que a criança precisa de liberdade e tempo para explorar, descobrir e construir conceitos geométricos.

Após muita brincadeira com a sucata, a turma começa a perceber, com a ajuda do professor, que do cubo chega-se ao quadrado, do paralelepípedo chega-se ao retângulo, do prisma chega-se ao triângulo, do cilindro chega-se ao cículo.

Atividade feita com a turma de 4 anos. Com fichas contendo formas geométricas em diferentes sequências a garotada deveria inicialmente repetir a sequência observando assim a forma, a cor e o tamanho das figuras. Em outro momento elas deveriam dar sequência à ficha, precisando assim observar e concluir a lógica de cada uma.







Sugestões de atividades corporais e figuras planas:

3 ANOS

São feitas no chão diversas figuras geométricas grandes. Como na brincadeira da Dança das Cadeiras, quando a música parar todos devem correr para uma figura. Nesse momento são feitas algumas perguntas do tipo: Qual o nome da figura? Ou mais elaboradas na medida que a criança estiver dominando essa etapa: Quantos lados tem essa figura? Quantos cantos (vértices)? O que tem mais vértices ou lados?
Quem errar sia da brincadeira. Mas, como prara as crianças pequenas sair da brincadeira pode gerar frustação, pode-se trocar a saída da criança pela retirada da figura.

Andar sobre figuras. Nesta atividade o corpo é usado como instrumento para a percepção das propriedades relativas a lados e ângulos.

4 ANOS

A turma é divida em grupos que devem andar pela escola identificando locais onde apareçam as formas geométricas. Ao localizá-las devem parar e desenhar o objeto encontrado.
Ao final pode ser feito um mural com a lista de objetos encontrados.

São desenhadas no chão várias figuras geométricas grandes. As crinças serão posicionadas em um ponto de partida, ao comando todos devem correr para a figura indicada. Quem errar sai da brincadeira.

As crianças em grupos recebem o comando: Formem um triângulo! Formem um retângulo! Elas devem, com o corpo e usando estratégias criadas por eles, formar a figura pedida.

5 ANOS

Alguns elásticos de mais ou menos três centímetros e com as pontas amarradas, são distribuídos para os grupos. Ao comando devem formar a figura pedida usando o elástico. Como nas atividades anteriores, os comandos devem iniciar de forma mais simples como: Formem um triângulo! Formem um quadrado! e depois de forma mais avançada: Formem um figura com três pontas! Formem uma figura com quatro lados!

quinta-feira, 19 de março de 2009

Momentos de leitura...

Como é gostoso estar envolvido com uma linda história. Às vezes bela, às vezes assustadora, às vezes curiosa, às vezes poética, às vezes engraçada, às vezes alegre, às vezes triste, mas sempre uma encantadora história. Proporcionar momentos de leitura às crianças é ampliar o mundo para elas.




segunda-feira, 2 de março de 2009

UM ENCANTO DE HISTÓRIA!!!


Exercícios de ser criança
(Manoel de Barros)

O MENINO QUE CARREGAVA ÁGUA NA PENEIRA!

Tenho um livro sobre águas e meninos.
Gostei mais de um menino que carregava água na peneira
A mãe disse que carregar água na peneira,
era o mesmo que roubar um vento e sair correndo com ele para mostrar aos irmãos.
A mãe disse que era o mesmo que catar espinhos na água.
O mesmo que criar peixes no bolso.
O menino era ligado em despropósitos.
Quis montar os alicerces de uma casa sobre orvalhos.
A mãe reparou que o menino gostava mais do vazio do que do cheio.
Falava que os vazios são maiores e até infinitos.
Com o tempo aquele menino que era cismado e esquisito,
porque gostava de carregar água na peneira.
Com o tempo descobriu que escrever seria o mesmo que carregar água na peneira.
No escrever o menino viu que era capaz de ser noviça, monge ou mendigo ao mesmo tempo.
O menino aprendeu a usar as palavras.
Viu que podia fazer peraltagens com as palavras.
E começou a fazer peraltagens.
Foi capaz de interromper o voo de um pássaro botando ponto no final da frase.
Foi capaz de modificar a tarde botando uma chuva nela.
O menino fazia prodígios.
Até fez uma pedra dar flor!
A mãe reparava o menino com ternura.
A mãe falo: Meu filho você vai ser poeta.
Você vai carregar água na peneira a vida toda.
Você vai encher os vazios com as suas peraltagens.
E algumas pessoas vão te amar por seus despropósitos.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Para as professoras sucateiras, como EU!!!

COMO É MARAVILHOSO ESSE MUNDO VIRTUAL! DESCOBRI NO CANTINHO ARTE DE SUCATA ESSAS LINDAS SUGESTÕES PARA OS PEQUENOS. QUE ESSAS SUGESTÕES SIRVAM DE INCENTIVO PARA NOVAS CRIAÇÕES.
SUCATA, SUCATA, SUCATA E MÃOS À OBRA!!!

BONECOS E MONSTROS...










ANIMAIS...





E ATÉ COMPUTADOR!!!

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Projetos com Arte em Festa!!!



20.000 VISITAS!

É isso mesmo, o Projetos com Arte atingiu esse número de acessos tão significativo. Para mim que achava que apenas os amigos iriam se interessar pelo blog. vejo que atingi um alvo muito maior.









Recados e Imagens - Obrigado - Orkut




A todos os amigos, conhecidos e desconhecidos.

Vocês me fizeram acreditar que compartilhar ideias poderia dar certo. E deu!!!
Estou muito feliz e resolvi compartilhar essa alegria com vocês.

Beijos mil!!!

Conto sempre com vocês!!!

Nina