Há um consenso entre os educadores matemáticos que a geometria deve ser trabalhada desde a educação infantil, pois a criança vive rodeada de formas e dimensões. Enquanto observa, compara e manipula objetos, está fazendo geometria.
A criança aprende no contato com os elementos do seu ambiente. Enquanto manipula caixas, latas, blocos, vai descobrindo formas, percebendo dimensões, observando semelhanças e diferenças. Atividades estas que levam a classificação e conceitos fundamentais de geometria.
Para tanto é importante que as crianças tenham contato com diferentes formas. Organizar com elas uma caixa de sucata contendo caixas, cones, cilindros de diferentes tamanhos, facilita essa percepção no trabalho com a turma. Porém, deve ser levado em conta que a criança precisa de liberdade e tempo para explorar, descobrir e construir conceitos geométricos.
Após muita brincadeira com a sucata, a turma começa a perceber, com a ajuda do professor, que do cubo chega-se ao quadrado, do paralelepípedo chega-se ao retângulo, do prisma chega-se ao triângulo, do cilindro chega-se ao cículo.
Atividade feita com a turma de 4 anos. Com fichas contendo formas geométricas em diferentes sequências a garotada deveria inicialmente repetir a sequência observando assim a forma, a cor e o tamanho das figuras. Em outro momento elas deveriam dar sequência à ficha, precisando assim observar e concluir a lógica de cada uma.










Sugestões de atividades corporais e figuras planas:
3 ANOS
São feitas no chão diversas figuras geométricas grandes. Como na brincadeira da Dança das Cadeiras, quando a música parar todos devem correr para uma figura. Nesse momento são feitas algumas perguntas do tipo: Qual o nome da figura? Ou mais elaboradas na medida que a criança estiver dominando essa etapa: Quantos lados tem essa figura? Quantos cantos (vértices)? O que tem mais vértices ou lados?
Quem errar sia da brincadeira. Mas, como prara as crianças pequenas sair da brincadeira pode gerar frustação, pode-se trocar a saída da criança pela retirada da figura.
Andar sobre figuras. Nesta atividade o corpo é usado como instrumento para a percepção das propriedades relativas a lados e ângulos.
4 ANOS
A turma é divida em grupos que devem andar pela escola identificando locais onde apareçam as formas geométricas. Ao localizá-las devem parar e desenhar o objeto encontrado.
Ao final pode ser feito um mural com a lista de objetos encontrados.
São desenhadas no chão várias figuras geométricas grandes. As crinças serão posicionadas em um ponto de partida, ao comando todos devem correr para a figura indicada. Quem errar sai da brincadeira.
As crianças em grupos recebem o comando: Formem um triângulo! Formem um retângulo! Elas devem, com o corpo e usando estratégias criadas por eles, formar a figura pedida.
5 ANOS
Alguns elásticos de mais ou menos três centímetros e com as pontas amarradas, são distribuídos para os grupos. Ao comando devem formar a figura pedida usando o elástico. Como nas atividades anteriores, os comandos devem iniciar de forma mais simples como: Formem um triângulo! Formem um quadrado! e depois de forma mais avançada: Formem um figura com três pontas! Formem uma figura com quatro lados!