O natal está bem próximo e algumas escolas ainda estão em atividades. Pois bem, resolvi deixar pra vocês duas lindas histórias de natal para que nossas crianças possam compreender o verdadeiro sentido do natal. Beijos e FELIZ NATAL!!!
RASTRO DE DEUS!
São Miguel, o chefe de todos os anjos, foi quem deu nome a todos os anjos fiéis que Deus criou.
-Seu nome será Gabriel, o anjo de enunciação...
-Seu nome será Rafael, o anjo que ajudou Tobias na viagem e que agora ajuda a todas as pessoas que devem viajar...
Cada anjo tinha o seu próprio nome, só um ainda não tinha, um anjinho bem pequeno, pequenininho, que não sabia ainda voar.
São Miguel tinha encarregado um anjo grande e forte que se chamava Força de Deus para ensinar o anjinho a voar, mas o esforço foi inútil.
Começaram a chamá-lo de Rastro de Deus, pois o anjinho só sabia voar no caminho de luz que Deus deixava. Este anjo pequeno conseguia abrir as asas e ficava feliz, mas se ele se distraía um pouco, saía do caminho de luz e se perdia, suas asas ficavam pesadas e ele caia, até que um outro anjo o recolocasse novamente no caminho certo.
Rastro de Deus seguia Deus em cada lugar, ficava bem perto dele.
Ele viu como Deus criou no primeiro dia o céu, a terra e também quando Deus disse:
-Faça-se luz e dividiu a luz das trevas, chamando a luz de dia e as trevas de noite.
Rastro de Deus olhou tudo isto e, para não esquecer as novas palavras que Deus havia dito, ele repetia baixinho:
-Dia, dia, noite, noite, luz,luz!
No segundo dia Deus disse:
- Faça-se o firmamento no meio das águas, e chamou o firmamento céu.
Rastro de Deus repetia:
-Céu, céu!
No terceiro dia Deus fez nascer o verde, as árvores e colocou cada fruto e cada semente.
Rastro de Deus olhava tudo isto e ficava maravilhado, era tudo tão bonito!
Ele viu quando Deus criou o sol, a lua, e criou também as estrelas do céu. Todos os anjos trabalhavam para colocar todas as coisas no lugar que Deus indicava, voavam de um lugar para outro, até que o céu se transformou em uma grande festa de luz.
No meio da arrumação um anjo disse:
-Esta estrela sobrou, precisaremos colocá-la em algum lugar!
Um outro anjo disse:
-Com certeza Deus fez um estrela a mais!
Deus, sem falar nada, abaixou a mão e entregou a estrela a Rastro de Deus. O anjinho olhou maravilhado, pensando que iria segurá-la por pouco tempo. A estrela não era muito grande, mas ele era tão pequeno, e tinha medo de deixá-la cair. Sentou-se e colocou-a sobre os joelhos, a estrela era tão quente que Rastro de Deus sentia um calorzinho gostoso!
Deus continuou a criação, criou as plantas, os peixes e cada animal, inclusive o homem.
São Miguel assegurou um anjo a cada homem para que fosse o seu guia.
Rastro de Deus continuava sentado e ninguém olhava para ele. Mas ele não se aborrecia, apenas olhava tudo que estava acontecendo a sua volta.
Passaram-se muitos séculos e chegou o tempo da grande promessa. Tudo estava bem preparado, o chefe São Miguel tinha mandado um anjo para cuidar do verde musgo e da maciez da palha para o berço do menino Jesus,um outro anjo para procurar um boi e um burro. Até um coral já estava lá para cantar a glória de Deus nas alturas.
Chegou assim o dia 24 de Dezembro. Era o 1º natal do mundo e todos os anjos estavam voando em direção à pequena cidade de Belém.
São Miguel estava inquieto e se perguntava:
-O que falta?
Contava nos dedos todas as coisas: o presépio, a palha, o burro, o boi, os anjos, o coral... O que então faltava?
De repente se lembrou, faltava a estrela, mas onde procurar uma estrela nova?
Todo envergonhado voou até Deus para lhe perguntar. Deus então disse:
-Criei uma estrela para esse momento e dei a um anjo para guardá-la. São Miguel procurou na lista das tarefas e lá viu um nome, Rastro de Deus. Mas não se lembrava quem era Rastro de Deus.
Sabedoria de Deus foi até ele e lhe disse no ouvido:
-É o anjinho sentado!
Deus ouviu isto e sorriu. Ele e São Miguel foram até onde Rastro de Deus estava.
Quando chegaram, Rastro de Deus ficou um pouco assustado e Deus lhe disse:
-Esta estrela que você segura é para anunciar o nascimento de Jesus. Voe até a cidade de Belém!
Rastro de Deus ficou com um pouco de medo mas obedeceu, conseguiu voar e voou até onde estavam todos os outros.
Os três reis magos vendo aquele sinal seguiram em direção ao rastro de luz que a estrela deixava.
Rastro de Deus olhou por cima da estrela e os viu chegar. Colocou-a no presépio e junto com os outros cantaram para Jesus o filho de Deus que havia nascido.
AS TRÊS ÁRVORES!
Era uma vez...
Três árvores, o coqueiro, o eucalipto e o pinheiro, que souberam do nascimento do menino Jesus e quiseram oferecer-lhe um presente.
O coqueiro todo imponente, disse que lhe daria suas folhas para que pudesse dormir e seu fruto para que pudesse saciar sua sede.
O eucalipto logo disse que daria ao menino suas folhas, que eram bem perfumadas, para perfumar o ambiente, dessa forma ele ficaria feliz.
O pinheirinho olhou para si entristecido e disse que se ofertasse suas folhas ao menino Jesus, ele iria se espetar e choraria.
Estavam dois anjinhos ouvindo a conversa das três árvores e se dispuseram a ajudar o pinheirinho entristecido.
Voaram bem alto até chegar pertinho das estrelinhas e cochicharam no ouvido delas o drama do pinheirinho. Eles pediram que elas descessem até a terra para ajudá-los numa missão.
Todas as estrelinhas do céu desceram para perto do pinheirinho e começaram a se colocar sobre ele, o pinheirinho foi ficando todo cheio de luz e muito feliz.
Então ele se tornou a árvore de Natal do menino Jesus.
DESEJO UM FELIZ NATAL A TODOS E PEÇO A DEUS QUE ABENÇOE A CADA UM DE VOCÊS!
domingo, 30 de novembro de 2008
quinta-feira, 27 de novembro de 2008
quinta-feira, 20 de novembro de 2008
Sonhar....
Como é bom sonhar... plantar um desejo no coração é o primeiro passo para sua concretização. Quando sonhamos, DEUS sonha conosco e quer fazer realidade nossos anseios. Sonhe, sonhe, sonhe e confie no Senhor!
Recebi esse mimo da amiga Sily, e fiquei muito feliz em poder compartilhar com todos 5 dos meus sonhos. Vamos lá...
*Desejo ser mãe e ter a minha família, este é o meu maior sonho!
*Alcançar cada vez mais conhecimentos sobre a aprendizagem dos pequenos:
*Ter a minha escola, com tudo que acredito sobre educação:
*Poder viajar e conhecer muitos lugares:
*Que todos possam ter uma vida feliz. Apesar dos tropessos do dia, chegar ao final dele , olhar para trás e ver que tudo está valendo a pena.
E a tarefa não termina aí... Indico aqui 5 blog's amigos.
QUERO CONHECER OS SEUS SONHOS!!!!
http://professorasim.blogspot.com
http://pescarideias.blogspot.com
http://educadoraluisinha.blogspot.com
http://profsandrapedagogainfantil.blogspot.com
http://anjinhosdepijama.blogspot.com
segunda-feira, 17 de novembro de 2008
Obrigada!
Estou muito feliz! Meu blog alcançou 10.000 visitas. Nossa, não acreditava que pudesse ir tão longe! Quando tive a idéia de criar um blog, principalmente com a intenção de compartilhar idéias, não imaginava que alcançaria tantas visitações. Estou extremamente agradecida a todos vocês que me deram a oportunidade, através dos incentivos, de divulgar cada vez mais minhas idéias.
OBRIGADAAAAAAAAAA!!!!!!
E mil beijos a todos os amigos!
OBRIGADAAAAAAAAAA!!!!!!
E mil beijos a todos os amigos!
Presentinho da amiga Maryana
quinta-feira, 13 de novembro de 2008
sábado, 8 de novembro de 2008
Olá pessoal!
Que sufoco passei estes últimos dias! A escola onde trabalho promoveu hoje o 1º Seminário sobre alfabetização e letramento, em comemoração ao seu 1º aniversário. Ficou tudo lindo e para que desse tudo certo tivemos muito trabalho, mas no final veio a recompensa. Recebemos altos elogios. Postarei em breve algumas fotos para que vocês possam ver a grandiosidade do trabalho de cada um dos envolvidos.
Avaliação: PORTFÓLIO
Bem, enquanto isso gostaria de falar um pouco sobre a importância do uso do portfólio como instrumento de avaliação. Com ele é possível acompanhar o desenvolvimento da criança durante o ano, seus progressos e limitações. Vejo o portfólio principalmente, como uma forma muito rica de mostrar à criança e aos seus pais o crescimento durante o ano. É possível, com ele, haver uma melhor compreensão do processo de desenvolvimento. O potfólio possibilita, através de um material concreto, um entendimento muito mais significativo do que as famosas fichas avaliativas. Seria falso de minha parte dizer que a construção de um potfólio é simples e fácil de executar com as crianças, principalmente as menores, mas também digo que não é impossível. Havendo uma organização e tendo os principais atores do processo como construtores do mesmo, tudo fica mais leve e tranquilo durante os trabalhos.
Aqui vai alguns exemplos de construções da minha atual turma. Abraços e mãos à obra para o próximo ano!
Exemplo de algumas atividades registradas no portfólio
Registro da evolução do desenho da Victória - 3 anos
Agora a evolução do desenho do Pablo - 3 anos
Muito legal não é? Ver a evolução dos registros das crianças é fundamental para acompanhar e se preciso fazer as intervenções durante o trabalho.
Avaliação: PORTFÓLIO
Bem, enquanto isso gostaria de falar um pouco sobre a importância do uso do portfólio como instrumento de avaliação. Com ele é possível acompanhar o desenvolvimento da criança durante o ano, seus progressos e limitações. Vejo o portfólio principalmente, como uma forma muito rica de mostrar à criança e aos seus pais o crescimento durante o ano. É possível, com ele, haver uma melhor compreensão do processo de desenvolvimento. O potfólio possibilita, através de um material concreto, um entendimento muito mais significativo do que as famosas fichas avaliativas. Seria falso de minha parte dizer que a construção de um potfólio é simples e fácil de executar com as crianças, principalmente as menores, mas também digo que não é impossível. Havendo uma organização e tendo os principais atores do processo como construtores do mesmo, tudo fica mais leve e tranquilo durante os trabalhos.
Aqui vai alguns exemplos de construções da minha atual turma. Abraços e mãos à obra para o próximo ano!
Exemplo de algumas atividades registradas no portfólio
Registro da evolução do desenho da Victória - 3 anos
Agora a evolução do desenho do Pablo - 3 anos
Muito legal não é? Ver a evolução dos registros das crianças é fundamental para acompanhar e se preciso fazer as intervenções durante o trabalho.
Assinar:
Postagens (Atom)